Retenção de água


Retenção de Água

Existem muitas causas diferentes que levam a retenção de água em nosso organismo, a maioria dos quais estão relacionados com a dieta e estilo de vida. A razão conhecida mais comum para a retenção de água é pela ingestão de muito sal refinado.


Outras causas podem envolver alergias, alterações hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, ou até mesmo um clima muito quente.


O que a maioria das pessoas não percebem, no entanto, é que uma das menos reconhecidas, mas as causas mais frequentes de retenção de água é a desidratação.


Assim, ao contrário do que se pode pensar, beber mais água muitas vezes vai ajudar a aliviar os sintomas de retenção de água.


Muito Sal

Excesso de ingestão de sal é a razão mais comumente conhecida para a retenção de água. A maioria das pessoas que sofrem deste problema sabe que o sal é o principal culpado e, por conta disso, param de usar sal refinado.


No entanto, mesmo se você não está adicionando sal em sua dieta ou ao cozinhar, se está ingerindo alimentos processados, especialmente lanches como batatas fritas, bolachas, biscoitos, pretzels, você continua ingerindo grandes quantidades de sal. Alimentos enlatados e alimentos embalados também são suspeitos de alto teor de Cloreto de sódio (SAL).


A solução é aumentar a ingestão de água filtrada diariamente e comer mais alimentos frescos, de modo que você possa controlar o quanto de sal você está ingerindo realmente. Para corrigir um problema de retenção de água, evite todo o sal refinado e alimentos processados, embalados e enlatados até que o problema seja resolvido.


Adote, em quantidades muito pequenas, sal natural, não refinado, como o sal marinho, na sua alimentação ou em sua água potável. O Sal marinho natural contém outros minerais e ajuda no equilíbrio entre água e eletrólitos no corpo.


Resíduos e Toxinas

Os resíduos metabólicos e toxinas, incluindo metais pesados, pesticidas, produtos químicos de produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, e vários outros poluentes ambientais são muitas vezes armazenados em células de gordura.


Por exemplo, a celulite é um tipo de gordura que retém água.


Acredita-se que as causas da retenção de água na celulite sejam causadas pela tentativa do corpo de diluir as toxinas e proteger o corpo de danos celulares.


Manter o corpo totalmente hidratado ingerindo ao menos 2 litros de água alcalina ionizada, além de tentar comer porções diárias de frutas e legumes frescos ajudará o corpo a remover as toxinas e permitir que os tecidos liberem os fluidos em excesso.


Histamina

A histamina é um neurotransmissor importante que está envolvido em muitas funções-chave no corpo. Quando o corpo é desidratado, o excesso de histamina é produzido, que inicia uma reação em cadeia de eventos que podem causar sintomas de asma e alergia, bem como retenção de água em várias partes do corpo.


Uma das principais causas do excesso de produção de histamina é a desidratação. Na verdade, a água em si é um anti-histamínico natural muito eficaz. Assim, manter o corpo totalmente hidratado é uma das formas mais eficazes e duradouras para normalizar a produção de histamina.


Hormônios

Flutuação dos níveis de hormônios é uma das causas comuns de retenção de água, especialmente para as mulheres. Esta vulnerabilidade é devida ao aumento e queda dos hormônios antes, durante e após a menstruação, gravidez e menopausa.


Muitos especialistas acreditam que os níveis excessivos de hormônios são principalmente devido a desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue e alta ingestão de proteínas de origem animal, especialmente bovinos e aves de granja, que geralmente contêm hormônios de crescimento.


Assim, limitar a ingestão de açúcar e comer mais proteína de alta qualidade à base de plantas (no lugar de proteína animal) é um bom lugar para começar a equilibrar os hormônios se os níveis estão elevados.


Condições médicas

As causas mais graves de retenção de água pode ser devido a uma condição médica, como doença cardíaca, renal ou hepática, bem como linfoedema maligno, doença da tireóide, artrite ou insuficiência venosa crônica.


Certifique-se de consultar o seu médico se a retenção de água não responde a um aumento disciplinado na ingestão de água, uma diminuição no sal refinado e alimentos processados, exercício regular (para drenar linfa) e uma maior ingestão de alimentos frescos inteiros, de preferência orgânicos.


Outras Causas

Outras causas menos comuns de retenção de água incluem o tempo quente, queimaduras e queimaduras solares, e ocupações que exigem alta permanência de pé, o que pode causar retenção de água nos tecidos dos tornozelos e perna.


Durante o tempo quente, o corpo é menos eficiente na remoção de líquido dos tecidos, que é outra razão pela qual é importante beber mais água se você mora em um clima quente. Quando a pele sofre queimaduras, retém líquido e provoca inchaço.


Medicamentos

Um dos possíveis efeitos colaterais de certos medicamentos é a retenção de água. Os tipos de medicação mais comumente associados à retenção de água incluem anticoncepcionais orais, medicamentos para controle de pressão sangüínea, esteróides e alguns anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).


Embora o corpo humano seja feito principalmente de água, não é normal as pessoas ganharem peso por causa do excesso de água. Esta condição, de fato, é o resultado de um desequilíbrio não só na água, mas nos importantes eletrólitos e minerais (sódio, fósforo, magnésio, etc.) que nosso corpo necessita. Isso também pode ser um alerta para você que pode estar desenvolvendo um problema médico grave. Melhor avaliado e abordado por um especialista em saúde, a retenção de água pode ser causada por mais estas duas razões principais:


1.Deficiências Nutricionais

As deficiências nutricionais (vitaminas B1, B6 e B5 e proteína) também podem desencadear a retenção de água. Você também deve estar ciente de que uma baixa de carboidratos, dieta rica em proteínas pode causar sobrecarga desnecessária aos rins, o órgão responsável por controlar a água em nosso corpo. Seus rins são responsáveis ​​por filtrar um número de substâncias e podem tornar-se sobrecarregados se eles tiverem que desintoxicar e eliminar quantidades altas de proteína.


2. Falta de exercícios físicos

Algumas situações tais como: ficar muito de pé, sentado por longos períodos de tempo, deitado por causa de lesões, doenças, gravidez, ou não ter um estilo de vida muito ativo.


A falta de exercícios é uma das principais razões para a retenção de água.


Quando você se exercita, força as veias a transportar os resíduos e o sangue usado para o coração, que, por sua vez, limpa esse sangue, com a ajuda de outros órgãos. Isso ajuda na secreção (muito desta função através da bexiga) de fluidos em excesso.


Pessoas que não se exercitam, por outro lado, geralmente desenvolvem membros inchados, órgãos sobrecarregados e ganho de peso. O exercício é, de fato, uma de suas melhores defesas contra a retenção de água.


Fontes:




http://www.freedrinkingwater.com/water_health/health1/top-five-reasons-people-retain-water.html

http://www.waterbenefitshealth.com/causes-of-water-retention.html



0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo